quarta-feira, 23 de março de 2011

Quarta - At 25.1-17

Paulo perante Festo
      1     ENTRANDO, pois, Festo, na província, subiu, dali a três dias, de Cesareia a Jerusalém.
      2    E o sumo sacerdote e os principais dos judeus compareceram perante ele, contra Paulo, e lhe rogaram,
      3    Pedindo como favor, contra ele, que o fizesse vir a Jerusalém, armando ciladas para o matarem no caminho.
      4    Mas Festo respondeu que Paulo estava guardado em Cesareia, e que ele brevemente partiria para lá.
      5    Os que, pois, disse, de entre vós têm poder, desçam comigo e, se neste varão houver algum crime, acusem-no.
      6    E não se demorando, entre eles, mais de dez dias, desceu a Cesareia; e, no dia seguinte, assentando-se no tribunal, mandou que trouxessem Paulo.
      7    E, chegando ele, o rodearam os judeus que haviam descido de Jerusalém, trazendo contra Paulo muitas e graves acusações, que não podiam provar.
      8    Mas ele, em sua defesa, disse: Eu não pequei em coisa alguma contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César.
      9    Todavia Festo, querendo comprazer aos judeus, respondendo a Paulo, disse: Queres tu subir a Jerusalém, e ser lá perante mim julgado acerca destas coisas?
   10    Mas Paulo disse: Estou perante o tribunal de César, onde convém que seja julgado; não fiz agravo algum aos judeus, como tu muito bem sabes.
   11    Se fiz algum agravo, ou cometi alguma coisa digna de morte, não recuso morrer; mas, se nada há das coisas de que estes me acusam, ninguém me pode entregar a eles; apelo para César.
   12    Então Festo, tendo falado com o conselho, respondeu: Apelaste para César? para César irás.
   13    E, passados alguns dias, o rei Agripa e Berenice vieram a Cesareia, a saudar Festo.
   14    E, como ali ficassem muitos dias, Festo contou ao rei os negócios de Paulo, dizendo: Um certo varão foi deixado por Félix aqui preso,
   15    Por cujo respeito os principais dos sacerdotes e os anciãos dos judeus, estando eu em Jerusalém, compareceram perante mim, pedindo sentença contra ele.
   16    Aos quais respondi não ser costume dos romanos entregar algum homem à morte, sem que o acusado tenha presente os seus acusadores, e possa defender-se da acusação.
   17    De sorte que, chegando eles aqui juntos, no dia seguinte, sem fazer dilação alguma, assentado no tribunal, mandei que trouxessem o homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário