quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

TEXTO ÁUREO COMENTÁRIO


Efésios 4 - 3,4
3.      Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
4.      Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Quando lemos os primeiros versículos do livro de efésios quatro, já de inicio tiramos a conclusão do modelo de comunhão devemos ter.
O verso dois fala o seguinte (nova versão internacional) – “Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.”
Segundo o livro, Pequena Enciclopédia Bíblica, a definição para:
“Paciente: Pessoa que tem paciência. Pacifico, resignado. Melhor é o p do que o arrogante, Ec 7.8. sê P comigo e tudo te pagarei, Mt 18.26. sede p na tribulação, Rm 12.12. o senhor ... deve ser ... p, 2 Tm 2.24. sede vós também p, Mt 5.9. Ver longânimo.”
Ec 7.8 - Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas: melhor é o longânimo do que o altivo de coração.
Mt 18.26 - Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Rm 12.12 - Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
2 Tm 2.24 - E ao servo do Senhor não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
Mt 5.9 - Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Logânimo: Paciente. | Deus é l, Êx 34.6; Nm 14,18; Sl 103.8; 2 Pe 3.9. O l apazigua a luta, Pv 15.18. Melhor é o l do que o herói da guerra Pv 16.32. sejais l para com todos 1 Ts 5.14.”
Êx 34.6 - Passando, pois, o Senhor perante a sua face, clamou: Jeová, o Senhor, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade;
Nm 14.18 - O Senhor é longânimo e grande em beneficência, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos, até à terceira e quarta geração.
Sl 103.8 - Misericordioso e piedoso é o Senhor: longânimo e grande em benignidade.
2 Pe 3.9 - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
Pv 15.18 - O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta.
Pv 16.32 - Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade.
1 Ts 5.14 - Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.
O que devemos aprender com isto é que a obra de Deus é feita com amor, devemos suportar nosso irmão é ajudar levar a cruz do próximo. Não é necessário muitos comentário a respeito dos itens (versículos citados) acima. O que mais chama a atenção 2 Pe 3.9, é 1 Ts 5.14. São versos maravilhosos, onde aprendemos o modelo de comunhão que devemos ter na igreja ou na obra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário